segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Piauí terá conferência estadual de saúde ambiental

As secretarias da Saúde (Sesapi), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e das Cidades promovem, de 29 a 31 de outubro, a I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, onde serão discutidos assuntos como a qualidade de vida, relação trabalho - ambiente - saúde, além de desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental e os problemas de saúde associados aos efeitos ambientais. A conferência será no auditório do Atlantic City, com abertura a partir das 19h30.

O evento contará com debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. Os participantes da Conferência Estadual são os delegados eleitos nas conferências municipais e regionais que representam os usuários, gestores e técnicos das áreas de saúde e meio ambiente do Estado. Na etapa estadual haverá a eleição para os delegados que irão participar da etapa Nacional da Conferência.

sábado, 24 de outubro de 2009

Dia de Ação pelo Clima no Piauí - Campanha TicTacTicTac



- “Essa atividade foi realizada hoje em mil cidades em todo o mundo e em cem brasileiras”, informou Dionísio Neto, coordenador de mobilização social da Rede Ambientalista do Piauí.



O Dia de Mobilização pelo Clima reuniu um grupo de cerca de cem pessoas percorrendo várias ruas do centro de Teresina com cartazes, banners, gritando palavras de ordem e distribuindo panfletos.



A manifestação foi para lembrar A COP 15, uma conferência mundial sobre o clima do planeta Terra que será realizada entre 7 e 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.



O grupo fez um relógio humano na praça Pedro II: - “ninguém pode ficar indiferente. Esses problemas atingem nossa cidade, nosso Estado, nosso país e nosso planeta”, fala Neto.



Eles também recolheram assinaturas, que serão enviadas para a COP 15, onde vão ser discutidas alternativas para o combate às mudanças climáticas que ameaçam a vida humana na Terra: furacões, tsuname, El nino, secas e enchentes.




Um das faixas protestou contra a indicação de Eugênia Medeiros para dirigir o Instituto Chico Mendes no Piauí. "Elas não gosta de ecologia e é contra os parques ambientais", assegurou Dionísio.

O movimento foi organizado pela ONG internacional Tic Tac Tic Tac.

Fonte: Cidadeverde.com

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O maior Dia Internacional de Ação Climática da Terra


Amanhã é o grande dia - 24 de outubro, o maior Dia Internacional de Ação Climática de sempre. Por isso junte-se à ação 350 mais perto de si para saber que fica fazendo parte de algo em grande.

Muito grande, na verdade. Esta campanha se espalhou como um vírus - vai haver mais de 4 mil eventos ocorrendo simultaneamente em 170 países. Tanto quanto sabemos, você vai fazer parte do dia de ação política mais abrangente de sempre, o maior alguma vez visto sobre qualquer assunto.

Há demasiados eventos incríveis para os listar todos num só lugar, mas aqui vão alguns destaques:

* No Cambodja, cidadãos de todo o país vão juntar-se no famoso complexo de Angkor Wat para fazer uma gigantesca foto de ação 350

* Na Hungria, centenas de banhistas vão saltar para os banhos públicos em Budapeste para uma performance sincronizada 350.

* No Nepal, mais de um milhar de jovens e monges vão marchar até ao templo patrimônio mundial de Swayambhunath e formar um gigantesco 350 com lanternas tradicionais.

* Nos Estados Unidos, 350 pessoas irão dançar o Thriller de Michael Jackson em Seattle - porque se não paramos o aquecimento global, bem podemos ficar mortos-vivos.

* No Panamá, a juventude indígena vai liderar uma vigília ao luar em Kuna Yala, as suas vulneráveis ilhas ameaçadas pela subida das águas ao largo da costa do Panamá, formando um pôr-do-sol 350.

Quando você tomar parte em sua marcha ou manifestação, passeio de bicicleta ou de kite-surf, cantando ou tomando parte em seja o que for que está acontecendo na sua comunidade, perca um minuto para imaginar todas as outras pessoas fazendo as mesmas coisas em todo o mundo - todos com base no mesmo fato científico, querendo marcá-lo na consciência do público. 350 é neste momento o número mais importante do mundo - os cientistas dizem-nos que é o máximo de dióxido de carbono que podemos ter na atmosfera, e agora estamos a fazer com que todo o mundo saiba também. O ruído combinado de todos esses eventos vai assegurar que os líderes mundiais reunidos no mês que vem em Copenhague para criar o próximo plano mundial sobre mudanças climáticas vão ouvir nosso apelo.

Quando acabar o evento, veja nosso website, 350.org, onde vamos mostrar um glorioso slideshow de fotos do seu evento, e eventos de cada canto do mundo. Pode ficar bem orgulhoso do que você conseguiu.

E se você ainda tem dúvidas sobre onde vai ser a animação no seu bairro amanhã, veja este link para encontrar um evento perto de si: www.350.org/pt/map.