sexta-feira, 25 de junho de 2010

OS "MEXERICOS" OU OS VENENOS DA MONOCULTURA DA SOJA NO BAIXO PARNAIBA MARANHENSE

A História não pode ser apagada por borracha alguma. Aqueles que pretendem anular os veredictos da História geralmente o fazem por mexericos. Os mexeriqueiros, aqueles que mexericam, formam uma corrente humana de amplo espectro ideológico, social e econômico. A defesa de uma nacionalidade acrítica sedimenta essa corrente "pra frente". Ela se agrupa aleatoriamente. Um deputado de esquerda se afina com um deputado de direita sobre o código florestal. Eles se agarram a uma "verdade" - a de que o código florestal torna impraticável a agricultura no Brasil - e com essa "verdade" mexericam para que a História se paralise perante o que pretendem.

As pessoas temem os mexericos porque eles compõem parte da História do Brasil, uma história de golpes e de contragolpes e de conchavos políticos que se alimentam e se retroalimentam de qualquer "verdade" que o capital e as elites instituam como a "verdade absoluta". Os políticos, de maneira geral, adoram mexericar e ouvir mexericos porque assumem o caráter de confidência. Aquele que confidencia pede segredo, nem que seja apenas de quem confidenciou. Quer dizer: revele o milagre, mas não revele o santo. Deter segredos para o político simboliza poder e influência. Quase no mesmo nível de um padre.

Sabe-se que em todas as famílias alguém se incumbe de mexericar sobre a vida alheia. Como um hobbie. Contudo, tanto no caso da política como no caso da igreja, os mexericos duelam pelo posto de versão oficial da instituição até que um dos mexericos vença. A peteca dos mexericos inegavelmente açoda os instintos mais nefastos da classe política. Eles caçam adversários reais ou fictícios como o código florestal, como os quilombolas, os indígenas e os movimentos sociais.

Quem "mexerica" muito, sem revelar seus segredos ou dos "seus" para alguém, mas envenenando as pessoas, seus rios e seus animais com seus agrotóxicos são os plantadores de soja do Baixo Parnaiba maranhense.

A fazenda Europa, município de Mata Roma, uma propriedade de 10 mil hectares, polui o riacho da Taboquinha com os venenos que seus funcionários aspergem sobre a lavoura de soja. A comunidade da Taboquinha que vive no Baixão e na beira do riacho já sente os efeitos danosos dos venenos como problemas respiratórios. A sorte deles é que a água que consomem vem de poços. Nem o mais corajoso bebe das ou banha nas águas do riacho.

Um tal de Raul envenena a comunidade com suas palavras racistas como quando afirmou que nem Deus gosta dos moradores da Taboquinha porque perderam o arroz plantado devido a falta de chuvas. A fazenda Europa afronta os direitos humanos da comunidade de Taboquinha de todas as formas. Apresenta dividas junto ao Banco do Nordeste desde os anos 90. Essas dívidas possibilitariam a criação de um assentamento federal em vez dos plantadores de soja desmatarem quantidades imensas de bacuri e de pequi para alimentarem as baterias de carvão vegetal da Margusa.

Por outro lado, a comunidade de Quebra Coco, município de Buriti de Inácia Vaz, denunciou publicamente os plantadores de soja pela contaminação dos seus moradores. O uso de aviões está cancelado.

Mayron Régis

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cada um deve agir para preservar o meio ambiente, diz jornalista

Ainda por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido no último final de semana (05 de junho), a jornalista ambiental Tânia Martins falou sobre o tem e chamou a atenção para a importância de cada um fazer sua parte para a preservação dos recursos naturais.



“É um absurdo lavar as calçadas com água é um absurdo, bem como tomar banho demorado. Essas são atitudes individuais que deve m ser evitadas e cada um pode fazer sua parte”, ressaltou Tânia Martins.

Ela disse ainda que as pessoas podem tratar seus lixos, separar o material reciclável do orgânico e com este fazer compostagem pata adubar o jardim. Segundo ela o lixo é um dos motivos do desequilíbrio ambiental do planeta.

“A questão das chuvas também reflete esse desequilíbrio, a terra está chamando a atenção para a situação. A terra está esta fora do eixo e o Piauí sofre ainda mais com as questões climáticas por estar mais próxima da linha do equador. A tendência é termos cada vez mais calor”frisou.

Para ela, o poder público deve fazer cumprir as leis e estar ser mais atento. “A legislação ambiental brasileira é uma das melhores, porém não é colocada em prática, não se faz o que deve ser feito, as grandes empresas que degradam o meio ambiente não são fiscalizadas como se deve e nem são punidas”, finalizou.


Adriana Cláutenes Lemos (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

domingo, 6 de junho de 2010

Teresinense tem péssima recordação da árvore cortada pelo Banco Santander


No dia 08 de março de 2009, há um pouco mais de um ano, o Banco Santander, cortou uma árvore centenária no centro da capital do Piauí, Teresina. A figueira que colaborava com a qualidade do ar, disponibilizava sombra e amenizava a temperatura foi cortada criminosamente sem autorização da Prefeitura Municipal de Teresina.

O Banco além de cobrar juros altíssimos e incentivar empreendimentos destruidores da floresta, descaracterizou a Rua Barroso e deixou desoladas as pessoas que trabalhavam ali em baixo. Aplicaram uma multa insignificante de R$ 12 mil e ainda plantaram uma árvore para tentar compensar o estrago, mas nem a árvore ali plantada resistiu a carga de energia negativa depois do corte da figueira, pois ela não vingou.


Troféu Chico Mendes homenageia protetores do meio ambiente em THE

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) homenageou na última sexta-feira (04), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, 24 personalidades, instituições e entidades que se distinguiram por suas ações e projetos na defesa do meio ambiente com o Oscar Ambiental – Troféu Chico Mendes. A solenidade aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI).

A solenidade fez parte da semana ambiental realizada pela Prefeitura de Teresina em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdemir Virgino, o evento promoveu a aproximação entre o poder público e a sociedade civil que contribui para a conservação dos recursos naturais.

Em sua segunda edição o Oscar Ambiental homenageou o ambientalista Chico Mendes, que lutou contra o desmatamento da Amazônia, denunciando a ação predatória da floresta e a violência dos fazendeiros contra os trabalhadores da região. “O Oscar Ambiental reconhece o trabalho de várias personalidades que, assim como Chico Mendes, se destacam na defesa do meio ambiente”, disse Valdemir Virgino.

Confira a lista completa dos homenageados:

1 – Floresta Nacional dos Palmares, 2 – Batalhão da Polícia Ambiental, 3 – Programa Cidade Viva, 4 – Polícia Federal, 5 - Programa Descobertas, 6 – José Ribamar Mendes, 7 – Francisco Rodrigues Leal, 8 – Sinvaldo Gonçalves Moura, 9 – Ambev, 10 – Projeto Despoluir, 11 – TV Clube, 12 – Ambiental Consultoria, 13 - Clóves de Alencar Freitas Jr, 14 – Renato Silva, 15 – Francisco de Assis Barbosa, 16 – Programa Caminhos e Trilhas, 17 – Colégio Liberdade, 18 – Apipa, 19 – Romildo Mafra, 20 – Francisco Soares, 21 – Dionísio Carvalho Neto, 22 – Antônio Carlos Oliveira Sousa, 23 – Francisco Soares Santos Filho, 24 – Jacqueline Lustosa.

Caatinga do Piauí na Globo no Dia do meio Ambiente

O fotojornalista André Pessoa foi um dos destaques nesse último sábado (05), Dia do Meio Ambiente, no programa Globo Ação, apresentado por Sérgio Groisman. Ele fechou o programa com um depoimento e imagens especiais da caatinga do Piauí.

sábado, 5 de junho de 2010

Piauiense ganha o concurso internacional Ecocartoon

Foi inaugurada, no último dia 1º/06, a exposição ‘Ecocartoon’-3º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor sobre Meio Ambiente, na Praça Central do Pátio Brasil Shopping. Mais de 120 trabalhos entre cartoons, charges e caricaturas foram selecionadas para a mostra que teve 670 inscrições de 47 países sob o tema ‘Conservação do Solo’. Artistas do Irã, China, Turquia, Colômbia, Ucrânia e Brasil tiveram participação expressiva e apresentaram diferentes visões e traços peculiares de cada cultura sobre o mesmo tema.

Os três primeiros lugares foram : 1º colocado: José Antônio ( Piauí –Brasil), 2º colocado: Tawan Chuntra (Bangkok – Tailândia) e 3º colocado: Jarbas Domingos de Lira Júnior (Pernambuco – Brasil).

Ecocartoon - 3º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor sobre Meio Ambiente
De 1º a 20 de junho. Praça Central do Pátio Brasil Shopping. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Entrada Franca. www.ecocartoon.com.br.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dia do Meio Ambiente: o que comemorar?

Em 1972 foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir assuntos ambientais entre diversos países, mas o mundo, e especialmente, o Piauí, não tem o que comemorar.

O meio ambiente está de luto. Isso se deve ao processo acelerado de desenvolvimento insustentável em diversas regiões do Estado. Estudos recentes apontam que o Piauí tem perdido enormes áreas de sua biodiversidade para dar lugar as monoculturas e a mineração.

A falta de gerenciamento dos recursos naturais e do ambiente urbano no Piauí está provocando danos irreversíveis para as gerações futuras. Investimentos em setores ambientais por parte do poder público são hoje insuficientes. Falta de fiscalização e a morosidade de se apurar as denúncias tem feito a floresta se atrofiar cada vez mais rápido. Estudos recentes da Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação Osvaldo Cruz revelam que o Piauí terá até 2050 um encolhimento 70,1% de terras agricultáveis, um provável aumento de 24% na taxa de migração, queda no PIB e mais gastos com a saúde.

A crise climática é uma realidade próxima e os efeitos já são visíveis. Falta empenho não só da classe política, mas um envolvimento e preocupação maior da comunidade na gestão dos recursos naturais, e também na hora do voto nas eleições de outubro, pois a escolha dos líderes é fator primordial para manter a harmonia entre a economia, o social e o ambiental.

A falta de políticas públicas eficazes, e na maioria das vezes o cumprimento delas, tem acelerado o processo de destruição de nossa casa. O pior disso tudo é que ainda existem políticos como Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Osmar Junior (PCdoB-PI), Marcelo Castro (PMDB-PI) , Moacir Micheletto (PMDB-PR), dentre outros, que se intitulam ruralistas, e querem alterar nossa legislação ambiental para beneficiar empresas destruidoras do meio ambiente. Sem falar que muitos deles são financiados por tais empresas.

O ano de 2010 foi intitulado o Ano da Biodiversidade, e um último relatório da ONU aponta que um dos principais problemas relacionados a perda de biodiversidade se dá por conta do barramento dos recursos hídricos, os quais provocam um maior aumento na quantidade algas causando uma diminuição na biodiversidade aquática. Essa triste cena já é uma realidade no Rio Parnaíba , pois a barragem de Boa Esperança alterou a vida dos peixes, e para piorar o rio ainda vai receber cinco barragens sem eclusas. A obra é vai mudar completamente a bacia do rio, e principalmente, a vida de diversas cidades e comunidades. Pena que os peixes, árvores, insetos, aves, répteis e outros animais não podem falar e contestar, pois é o homem que manda; aliás, o homem não, e sim a raça dos políticos.

Nossas maiores riquezas são os recursos naturais, que estão sendo entregues em troca de um desenvolvimento insustentável e por favores políticos. Um exemplo claro é caso da Serra Vermelha, e novamente o problema veio a tona nessa semana do meio ambiente, pois o governador Wilson Martins (PSB) ampliou o Parque Nacional da Serra das Confusões em 299 mil hectares, mas deixou de fora a área mais bonita. Vale lembrar que essa área foi considerada pública devoluta, e a empresa JB Carbon se apossou. A JB foi denunciada nacionalmente e parada pela Justiça Federal. Vale lembrar que a JB Carbon é uma das heranças malditas do ex-governador Wellington Dias o qual, segundo o TSE, foi financiado pela Companhia Siderúrgica Nacional, pois a CSN possui empresas que precisam do carvão originado das florestas do Piauí.

Não distante da Serra Vermelha outro problema se alastra com a expansão do deserto vermelho na região de Gilbués, considerado o maior em expansão da América Latina, que aumenta a cada dia com a contribuição do agronegócio e de uma empresa que ainda explora diamantes. A DM Mineração possui todas as licenças para funcionar, e é de um primo do governador de nome Heraldo Martins.

O dia 05 junho não deve ser a única data para todos lembrarem do meio ambiente, mas todos os dias do ano devem ser incorporados como o dia 05 de junho. Enquanto isso não acontece a fauna, flora, as cidades e os recursos hídricos agonizam. E o Dia Mundial do Meio Ambiente fica marcado como um dia a ser lembrado por luto.


Dionísio Neto
Jornalista Ambiental, estudante de Gestão Ambiental e coordenador de mobilização social da Rede Ambiental do Piauí – REAPI
http://ecodio.blogspot.com/