terça-feira, 27 de abril de 2010

Fundação Banco do Brasil lança guia sobre Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - MDL

Da Bahia

Por Dionísio Neto

Durante a abertura do III Encontro de Jornalistas do Nordeste, no último (25), realizado na Costa do Sauípe, a 75 km de Salvador – BA, o presidente da Fundação Banco do Brasil-FBB, Jacques Pena, e o gerente de Comunicação e Mobilização da FBB, Claiton Melo, fizeram o lançamento de duas publicações: “Mídia e Investimentos Sociais em Cadeias Produtivas” e o “Guia Para a Elaboração de Projetos de MDL, com Geração de Trabalho e Renda”.


Claiton Melo fez a abertura do evento com o lançamento de duas importantes publicações, sendo que a primeira, Mídia e Investimentos Sociais em Cadeias Produtivas, é fruto do II Encontro de Jornalistas ocorrido no ano de 2008 em Teresina, capital do Piauí.

Naquela ocasião o gerente de comunicação da FBB destacou a visita ao estado e as visitas técnicas até empreendimentos na cidade de Picos, sul do estado, onde foi exposta aos participantes a cadeia produtiva da Coocajupi e Casa Ápis, que trabalham com o caju e o mel, pontos fortes da economia regional.

O livro sobre Mecanismos de Desenvolvimento Limpo traz metodologias e instrumentos para o desenvolvimento e a implantação de projetos de MDL com geração de créditos de carbono, trabalho e renda para agentes solidários que estão em situação de exclusão social ou com baixa renda.

A apresentação do livro foi feita pelo próprio autor, Milton Nogueira, que é engenheiro e secretário-executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas. Ele comentou que o Brasil vêem obtendo destaque no cenário internacional e se adaptando bem no mercado de créditos de carbono.