quinta-feira, 21 de maio de 2009

Governo do Piauí autoriza carvoaria ao lado da Serra da Capivara


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí (Semar), autorizou a implantação de uma carvoaria na área da Fazenda Louziania Fontenelle, ao lado do Parque Nacional Serra da Capivara. Nem mesmo o corredor biológico que foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente entre os parques da Serra da Capivara e Serra das Confusões foi suficiente para impedir a autorização de desmate e produção de carvão vegetal.



Pelo projeto assinado pelo secretário Dalton Melo Macambira, serão implantados cerca de 400 fornos dentro da fazenda. O objetivo é derrubar 14 mil hectares de cajueiros e transformar tudo em carvão para alimentar as siderúrgicas do Brasil. A empresa que ganhou a autorização, chamada de Sombra da Mata Terraplanagem e Transporte Ltda, tem sede na cidade baiana de Campo Alegre de Lourdes.

O documento que autoriza o desmatamento tem validade até o dia 27 de março de 2010, podendo ser prorrogado. O projeto prevê a implantação da carvoaria, o comércio do carvão vegetal e seu transporte. O responsável pela empresa é Antônio Carlos e o CNPJ da firma é 03.188.188/0001- 31.

Biólogos afirmam que apesar da mata ser composta de cajueiros plantados nas últimas 3 décadas, o impacto ambiental da implantação da carvoria nas proximidade de uma reserva federal trará enormes prejuízos ambientais para fauna, flora, paisagem e solo da região. Ambientalistas também questionam o impacto causado pela fumaça e afirmam que o Governo do Piauí está criando uma cultura de transformar a natureza do Piauí em carvão.

O caso mais emblemático dessa situação é o da Serra Vermelha, quando a Semar e o Ibama autorizaram o desmatamento de 78 mil hectares para produção de carvão. O escândalo teve grande repercussão na mídia nacional e o Ministério do Meio Ambiente decidiu paralisar o projeto, chamado de Energia Verde, e iniciar os estudos para transformar a área no Parque Nacional Serra Vermelha.

http://www.portalsr n.com.br/ news555.php

Nenhum comentário: