sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mestranda estuda o reutilização de lixo industrial como matéria-prima

Pesquisa se baseia na Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovado pela Câmara Federal

Em março deste ano foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estende a responsabilidade do destino de resíduos sólidos para todos os geradores, como indústrias, empresas de construção civil, hospitais, portos e aeroportos.




Com intuito de resolver a problemática do lixo sólido produzido pelas indústrias em Teresina, a estudante Elaine Silva, do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí, vem estudando a viabilidade da logística reversa nas indústrias de Teresina.

"Logística Reversa" é o processo que estuda o retorno do material às indústrias; por exemplo, quando uma televisão é descartada o seu destino como lixo é de responsabilidade do fabricante. Esse material pode seguir três destinos: ter algumas peças reutilizadas na produção de outros aparelhos, negociação das peças com outras indústrias, ou dá um destino ambiental a esse lixo, como lixões apropriados para esse tipo de material, explica a mestranda Elaine.


Sob a orientação do Professor José Machado Moita Neto, já foram visitadas 25 empresas teresinenses do ramo de móveis, plásticos e borrachas. Com análise feita em 16 indústrias de móveis, percebeu-se a inviabilidade da logística reversa. "Os estudos feitos nas indústrias de plástico e borracha estão em andamento, já as indústrias de movéis não apresentam modelos voltados para a gestão da qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental, fatores importantes que antecedem a aplicação da logística reversa", enfatiza Elaine.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: