quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Povo ateia fogo em cartazes do governador contra hidrelétricas




Desde ontem em Palmeirais populares da comunidade Riacho dos Negros, interditaram a PI 130 contra a construção da Hidrelétrica de Castelhano. No local foram incendiados pneus, troncos de árvores e até cartazes e bandeiras do governador Wilson Martins. Eles prometem continuar o protesto até que alguém do governo vá negociar e cancelar a obra.

A polícia está no local tentando negociar com os populares a retirada dos pneus e troncos, mas a comunidade está resistindo. A ainda polícia está tentando intimidar os líderes para que eles diminuam o discurso e esvazie a mobilização.

Os moradores alegam que a barragem irá inundar uma extensa área prejudicando milhares de pessoas que moram ali há décadas. Segundo Cândido Borges, conhecido como Pequeno, que é presidente da Associação do Riachos dos Negros e também um dos lideres do protesto, explica que a maioria da população de Palmeirais é contra a construção da obra. Ele diz também que nas audiências públicas foi comprovado através de discussões que as hidrelétricas são inviáveis economicamente e geram impactos sócio ambientais irreversíveis na sua comunidade, por isso são contra o empreendimento.

“Estamos preocupados com as pessoas que moram aqui, pois o relatório de impacto ambiental apresenta falhas e mentiras sobre a quantidade de pessoas que serão atingidas, pois calculamos uma quantidade bem maior.”, disse.

Também estão presentes na mobilização entidades ambientalistas como a Fundação Rio Parnaíba e a Rede Ambiental do Piauí - REAPI, e as entidades apontam que a construção das hidrelétricas afetará não somente a vida das pessoas, mas a biodiversidade e desconfigurando a bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, que pode sepultar a navegabilidade.


As entidades acrescentaram ainda que durante a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, não foi apresentado a construção de eclusas nos projetos e também a escada de subida dos peixes para garantir a reprodução dos animais, o que inviabiliza a obra. E outro ponto importante que destacaram é o sumiço dos peixes caso essas obras aconteçam, pois citam como exemplo a Barragem de Boa Esperança, onde foi detectado que algumas espécies de peixes não são mais encontradas abaixo do rio. Acrescentam ainda que a quantidade de energia produzida pelas hidrelétricas não compensam as obras, e esse dinheiro poderia ser empregado em energias eólica e solar.

A construção das hidrelétricas, de Ribeiro Gonçalves e Palmeirais, foram antecipadas e colocadas a leilão no próximo dia 17 de dezembro, e ainda está previsto a construção de mais 3 na bacia do Rio Parnaíba.

3 comentários:

vida e loka bairronovo disse...

esssa coisa que aconteceu no piaui foi uma coisa muito grve ai
os moradores querem protesto para que as pessoa nao fassa mais isso
que essa coisa foi muito
feia nao pode fazer
isso co os moradores do piaui e com ninguem

vida e loka bairronovo disse...

os caro que sao dos moradores foram queimados dos ajudantes e quem pasase na rua eram queima dos pelos traficantes pra nao dizer outra coisa que elessao um povos muito inguinorantes
isso nao pode acontecer com essa pessoa fica uma coisa muito feia pra quem mora nessa cidade

vida e loka bairronovo disse...

foi bom u que eu
sis
mais agora
estou em pais tudo de bom
com migo e minha fa mila
blz
cbs
estou de boa