quarta-feira, 13 de abril de 2011

Macaco Guariba ainda é encontrado no Piauí e está ameaçado de extinção


A característica mais marcante é o dicromatismo sexual: os machos são negros, com as extremidades dos membros, cauda e parte do dorso em tom ruivo e a lateral com pêlos dourados; a coloração das fêmeas é, na maioria das vezes, pardo-amarelada, com uma tonalidade olivácea. 

A espécie habita em geral áreas de vegetação aberta de transição, com alta freqüência de babaçu, tendo sido encontrado em áreas de floresta ombrófila aberta e floresta estacional semidecidual em meio à Caatinga, e até em vegetação de mangue. Tem uma dieta folívoro-frugívora, o que o torna um animal pouco ativo, de movimentos lentos, passando mais de 70% de seu tempo em descanso. 

Tais características favorecem a caça, tendo sido registrada em algumas áreas uma aparente predileção por esses animais.

Fonte: ICMBIO
GRUPOMamíferos
ESPÉCIEAlouatta belzebul ululata (Elliot, 1912)
NOME VULGARGuariba e Capelão
FATORES DE AMEAÇADistribuição restrita, redução e fragmentação de habitat e caça
BIOMACerrado e Caatinga
PLANO DE AÇÃO
CENTROS DE PESQUISACPB
UNIDADES DE CONSERVAÇÃOParna de Ubajara (CE), APA da Serra da Ibiapaba (CE/PI), APA Delta do Parnaíba (CE/PI/MA) e Resex Marinha do Delta do Parnaíba (PI/MA)
NOSSAS AÇÕES- Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia: subsídios à elaboração de planos de manejo e à avaliação do estado de conservação de espécies (CEPAM);

- Avaliação do Estado de Conservação de Primatas Brasileiros;

- Elaboração do PAN para Conservação dos Primatas do Nordeste; Primatas do Norte da Mata Atlântica e Caatinga;

-Proposição de Áreas-Chave para Pesquisa e Conservação de Primatas;

- Elaboração do PAN para Conservação dos Primatas do Extremo Oriental da Amazônia (CPB);

- Inventário da Avifauna e Mastofauna com subsídios ao diagnóstico ecológico para o Plano de Manejo da Rebio do Gurupi.
REFERÊNCIASMACHADO, A. B. M; DRUMMOND, G. M. & PAGLIA, A. P. (eds) Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 2008, 1420 p. 1.ed. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente; Belo Horizonte, MG: Fundação Biodiversitas, 2008