quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

I Semana da Mata Atlântica no Piauí começa dia 26


De Dionísio Neto
http://ecodio.blogspot.com/


A partir de 26 de janeiro até o dia 30, acontece em Teresina, na Praça Pedro II, a I Semana da Mata Atlântica no Piauí, a atividade contará ainda com a exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui”, da Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina, ONGs ambientalistas e movimentos sociais.

A I Semana da Mata Atlântica no Piauí visa divulgar a importância da floresta mais ameaçada do Brasil. No Piauí, segundo o mapa de aplicação da Lei nº 11.428/2006, existem formações florestais características do bioma, dentres elas aparecem a Floresta Estacional Decidual e Floresta Estacional Semidecidual. Segundo os ambientalistas a maioria dos piauienses desconhece essa riqueza, e pensam que somente nas florestas do sul do país e próximas ao litoral existe o bioma da mata atlântica.

"Muitas pessoas pensam que as florestas mais densas são o único tipo existente, elas cientificamente são chamadas de Floresta Ombrófila Densa, mas aqui no Piauí possuímos dois tipos desses remanescentes florestais da Mata Atlântica, sendo a Floresta Estacional Decidual e Floresta Estacional Semidecidual.", disse Francisco Soares da Fundação Rio Parnaíba - FURPA.

Em Teresina o caminhão com a Exposição Itinerante estará na Praça Pedro II, de 26 a 30 de janeiro. A população poderá participar das palestras, oficinas, jogos educativos, exibições de filmes e maquetes, biblioteca para consultas, entre outras atividades. Durante a I Semanda da Mata Atlântica no Piauí ainda acontecerá palestras e exposição fotográfica.

Participam do evento a Rede Ambiental do Piauí - REAPI, Fundação Rio Parnaíba - FURPA, Grupo MATIZES, Fundação SOS Mata Atlântica, Rede de ONGs da Mata Atlântica - RMA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina - SEMAM.

Qualquer pessoa pode participar das atividades, inclusive o projeto conta com uma estrutura própria para receber deficientes físicos, com um elevador específico localizado na parte de trás do caminhão.

Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar.

O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” é um caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica para visitar diversas cidades brasileiras levando informações e atividades de educação ambiental sobre o Bioma mais ameaçado do país. A iniciativa, que já passou por 70 cidades em 16 estados brasileiros mais o Distrito Federal, tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.


Nenhum comentário: