quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Que sirva de exemplo! Pequenos produtores serão remunerados por preservar nascentes

Comitê da Bacia do Meia-Ponte e Semarh-GO estiveram reunidos ontem, para deliberar sobre incentivos a produtores que preservarem nascentes do João Leite. A medida visa atender ao Programa Produtor de Água, organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). A reunião aconteceu na Fieg e a Semarh foi representada pelo superintendente de Recursos Hídricos, Augusto Almeida, que já presidiu o comitê.

A intenção é remunerar os pequenos produtores que preservarem as nascentes d'água e mananciais em suas terras, dentro de normas técnicas. Reflorestamento, redução do uso de agrotóxicos e fechamento das nascentes a animais são algumas das medidas de preservação de nascentes.

Retomada - Augusto lembra que o Comitê havia avançado bastante na localização de nascentes, e que até 2003 havia identificado 50 produtores rurais em condições de participar do programa. “Vamos retomar esse trabalho que foi abandonado, e criar um pagamento a esses produtores que vão ter seus rendimentos reduzidos devido às restrições ao uso da área ciliar e de agrotóxicos”, explica.

Para o presidente do Comitê, Marcos Correntino, esses produtores vão contar com auxílio técnico e serão parte de um levantamento sócio-econômico de suas condições. O Comitê vai contar com imagens de satélite para localização e monitoramento das nascentes, sob condução da ANA.

O Ribeirão João Leite tem vários córregos e pequenos rios como afluentes. Entre eles, destaque para os córregos Cascavel, Anicuns, Dourados e Caldas.

Fonte: Seagro

Nenhum comentário: