sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Poluição do ar mata mais que cocaína

Ataques do coração são mais altos

A poluição do ar provoca mais ataques do coração que a ingestão de cocaína, café e exercício físico pesado. Sexo, raiva e infecções respiratórias também podem provocar ataques, mas a poluição do ar, especialmente no trânsito intenso, é a maior culpada. 

Os dados, publicados na revista médica The Lancet, sugerem que fatores que atingem toda a população, como poluição do ar, devem ser levados mais a sério quando se trata dos riscos ao coração, e devem ser colocados em contexto ao lado de riscos mais altos, mas relativamente mais raros, como uso de drogas. 

Tim Nawrot, da Universidade de Hasselt, na Bélgica, disse esperar que esta descoberta estimule médicos a pensar mais nos riscos. "Os médicos estão sempre olhando para pacientes individuais - e fatores de baixo risco podem não parecer importantes neste nível. Mas se eles são prevalecentes na população, têm relevância maior para a saúde pública", disse Nawrot à Reuters. 

A Organização Mundial de Saúde descreve a poluição como um "risco importante para a saúde", e estima que ela causa cerca de 2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo.  

Planeta Sustentável - Abril

Nenhum comentário: