terça-feira, 23 de junho de 2009

Procuradores vão ao sul do Piauí para discutir carvoarias


Procuradores do Ministério Público do Trabalho irão nesta semana ao sul do Estado para discutir o funcionamento de carvoarias. Nas audiências públicas em Corrente, nesta terça-feira, e Uruçuí, na quinta-feira, serão debatidas questões trabalhistas, sociais e ambientais relacionadas ao tema.


Além dos procuradores do Trabalho José Wellington de Carvalho Soares e Edno Moura Carvalho, participarão dos eventos representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Procuradoria da República, e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Foram convocados donos de carvoarias, produtores rurais, trabalhadores e sindicalistas.

"Queremos que todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente se conscientizem da importância de se cumprir a legislação", explica o procurador José Wellington de Carvalho Soares, coordenador do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento de Irregularidades Trabalhistas e Sociais na Atividade de Carvoarias, criado em outubro do ano passado no âmbito da Procuradoria Regional do Trabalho.


Para o procurador, é fundamental não apenas combater o trabalho em condições degradantes, mas também prevenir as irregularidades, conscientizando trabalhadores, empresas e as comunidades sobre a importância do cumprimento das legislações trabalhista e ambiental.

Desde a criação do Núcleo, que tem dois procuradores em Teresina e outros dois em Picos, a atividade de carvoerjamento estava presente em 28 municípios do Piauí, onde atuavam, 43 empresas, com 3,5 mil fornos em operação.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: