domingo, 7 de junho de 2009

Seguranças do governador tentam impedir protesto dos ambientalistas


Ambientalistas são constrangidos por seguranças e a polícia, durante a programação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, nessa sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. Os manifestantes fixaram faixas na entrada do cine teatro da Assembléia Legislativa, com frases denunciando os crimes ambientais praticados no estado com o consentimento das autoridades ambientais no Piauí.

Ao tentar segurar uma faixa de protesto dentro do auditório, os ambientalistas Dionísio Neto e Hugo Prado, foram interceptados de forma truculenta pelos seguranças do governador e policiais presentes. Eles tentaram tomar a faixa de forma agressiva, ameaçando processar os ativistas caso não a retirassem. “Resistimos as intimidações e conseguimos estender a faixa. Um deles, tentou tirar a faixa de nossas mãos de forma agressiva. Não conseguindo, eles se postaram ao nosso lado mandando que saíssemos”, conta Dionísio.

O protesto organizado pela Rede Ambiental do Piauí - REAPI, segundo eles, foi movido por uma série de crimes ambientais praticados por grandes empresários e políticos em todo o Estado e com a proteção dos órgãos ambientais. O mais grave deles são os desmatamentos das matas nativas para a produção de carvão vegetal destinado a indústria siderúrgica nacional. “Enquanto o mundo todo está se voltando para proteger nossos recursos naturais, o governo do Piauí estimula a destruição. Nem mesmo as catástrofes das enchentes no Estado, servem de lição para nossos governantes.”, disse Hugo Prado.


Os ambientalistas contestam o aumento do número de licenciamentos ambientais para carvoarias expedidos pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMAR, e o relacionamento do governador Wellington Dias, com grandes empresas. “É clara a relação do governo com os empresários do ramo do carvão e da siderurgia. No site do TSE, se pode verificar inclusive, graciosas doações da Companhia Siderúrgica Nacional, para a reeleição do governador, no valor de 150 mil reais, vale ressaltar a CSN é a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina e uma das maiores do mundo”, disse Dionísio.


A retaliação a ação dos ambientalistas durante Fórum de Mudanças Climáticas do Piauí se deu pela distribuição de um panfleto exigindo explicações para a tragédia na barragem Algodões I, no município de Cocal, e por terem aberto faixas no evento contendo as seguintes frases: “Abaixo a Máfia do Carvão; Desmatamento, Destruição das Matas Ciliares, Produção de Carvão Vegetal, Governo do DESMATAMENTO.

Fonte: Rede Ambiental do Piauí - REAPI

Nenhum comentário: