segunda-feira, 22 de junho de 2009

Usinas nucleares podem vir para o Piauí




Eletrobrás pretende escolher, no segundo semestre, a cidade nordestina que vai abrigar duas usinas nucleares de 1 mil megawatts cada, ao custo unitário de US$ 5 bilhões. A informação foi dada pelo presidente da holding das estatais do setor elétrico, José Antonio Muniz, em entrevista à agência Reuters.

A definição da cidade no Nordeste faz parte dos planos da Eletrobrás de aumentar a geração de energia elétrica no país. “Estamos trabalhando em mais de 40 mil megawatts no Brasil e vamos participar as grandes usinas que serão licitadas, como Belo Monte e Tapajós”, afirmou Muniz.

O executivo revelou que gostaria de ver as estatais controladas pela Eletrobrás unidas nos próximos leilões de hidrelétricas, mas admitiu que se o acionista majoritário - a União - desejar, as geradoras podem participar de até 4 consórcios para garantir competitividade nos leilões.

Os planos da Eletretrobrás incluem também o exterior. De acordo com o presidente da empresa, o negócio mais avançado nessa área é a usina hidrelétrica de Garabi, no Rio Uruguai, um projeto em parceria com a Argentina. “Estamos evoluindo para um conceito de construir duas usinas que vão dar 2.900 megawatts”, informou.

A construção de hidrelétricas no Peru ainda depende de estudos de viabilidade. Também está nos planos a construção e uma usina na Nicarágua, de 160 megawatts.

Matéria da Reuters, tirada do Setorial News de hoje (segunda, 22/6)

Nenhum comentário: