Representantes de diversos setores da sociedade estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (18) com o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior. O objetivo da reunião foi propor uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí, Ministério Público Estadual (MPE) e órgãos ligados à causa ambiental para incentivo da pesquisa e defesa do meio ambiente.
A promotora do MPE, Dra. Carmen Almeida, disse que o intuito da reunião é fazer com que a UFPI se volte para a reflexão acerca da vegetação protegida no estado do Piauí, através da Lei 11.428, que trata do domínio da Mata Atlântica no Estado. "Propusemos um convênio entre o MPE e UFPI. O reitor disse que tem todo o interesse e que em breve o convênio será formalizado", comenta.
O reitor, Luiz Júnior, considera a proposta bastante relevante e que a UFPI deve se fazer presente em todas as discussões relevantes que envolvam questões ambientais no estado. "Esta parceria irá fomentar e ampliar as discussões sobre meio ambiente no âmbito acadêmico, gerando o envolvimento de nossos pesquisadores, que contribuirão, de forma efetiva, com a questão, produzindo estudos e elaborando propostas", ressalta.
O presidente da Fundação Rio Parnaíba (FURPA) e conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Francisco Soares, acredita que o acordo de cooperação técnica com a UFPI vai contribuir para o levantamento mais detalhado da biodiversidade, além de ser uma contribuição importante para o desenvolvimento das causas ambientais no Estado. "É importante envolver a comunidade acadêmica nas discussões sobre a defesa de nossos biomas e ecossistemas", argumenta.
"Estamos preocupados com a perda acelerada da biodiversidade devido a grande quantidade de desmatamento no Piauí. Tudo está sendo destruído antes de conhecermos nossas verdadeiras riquezas. E ficamos satisfeitos em ver a UFPI preocupada em estimular ainda mais pesquisas e proteger o meio ambiente", acrescenta o ambientalista Dionísio Carvalho.
Participaram da reunião - a promotora do MPE, Carmen Almeida, representantes da Rede Ambiental do Piauí; o presidente da FURPA, Francisco Soares, a professora da UFPI, Conceição Lage; a orientadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Profª Jaíra Alcobaça; o procurador estadual Marcelo Coelho, o ambientalista Dionísio Carvalho e os jornalistas André Pessoa, Tânia Martins, e Margareth Leite.
Fonte: UFPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário